Smiley face

VII Simpósio Nacional do Morango

I Encontro Sobre Pequenas Frutas do Sul de Minas Gerais

Evento de 11 a 14 de Agosto

Avenida Maria da Conceição Santos nº 1730, Parque Real, CEP: 37550-000 - Pouso Alegre/MG.

Inscrições Encerradas

Sugestões de Hotéis Pagamento Repercussão do Evento

Histórico do Simpósio Nacional do Morango



O I Simpósio Nacional do Morango foi realizado em Pouso Alegre (MG), de 14 a 17 de setembro de 1999, e organizado pelo grupo de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), lotados na Fazenda Experimental de Caldas (DUARTE-FILHO et al., 1999).

No período de 6 a 9 de julho de 2004, o II Simpósio Brasileiro do Morango e o I Encontro de pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul. O evento contou com 391 inscritos, entre produtores rurais, estudantes e técnicos da extensão e da pesquisa. Estiveram presentes representantes de vários Estados brasileiros, como Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes, e em grande número, profissionais Uruguaios que trabalham, especialmente, com morango e mirtilo. Argentinos, Chilenos e Espanhóis se fizeram representar nos eventos. Houve a apresentação de 72 trabalhos científicos, o lançamento de uma cultivar de amora-preta sem espinhos e de porte ereto (Xavante), o lançamento de três séries documentos da Embrapa sobre as culturas da amora-preta, framboesa e mirtilo. Foi ainda confeccionado um livro de Palestras e um livro de Resumos (RASEIRA et al., 2004; ANTUNES, et al., 2004).

O III evento contou com 350 inscritos, entre produtores rurais, estudantes e técnicos da extensão e da pesquisa. Estiveram presentes representantes de vários Estados brasileiros, como Espírito Santo, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também estiveram presentes, e em grande número, profissionais Uruguaios que trabalham, especialmente, com morango e mirtilo. Argentinos, Chilenos e Ingleses também se fizeram representar nos Eventos.

Houve a apresentação de 66 trabalhos científicos, e apresentação de pôsteres na seção de quinta-feira, 9 de novembro. Foi ainda confeccionado um livro de Palestras e outro de Resumos (ANTUNES et al., 2006; 2007).

O IV evento de Morango e 3° 2º encontro de pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul, foi também realizado pela Embrapa Clima Temperado de 12 a 14 de agosto de 2008. Houve apresentação de palestras sobre tecnologias utilizadas na cultura do morango, produção integrada, controle de pragas, entre outros temas. Os participantes participaram também de debates sobre as principais dificuldades ao desenvolvimento sustentável da cultura, renovação de conhecimentos técnicos e oportunidades de mercado. houve semelhante participação dos eventos anteriores, como pode ser observado pela página daqueles eventos (ANTUNES et al., 2008).

A Embrapa Clima Temperado esteve a frente também na realização do V Simpósio Nacional do Morango e IV Encontro sobre pequenas frutas e frutas nativas do Mercosul, que ocorreu de 21 a 23 de setembro de 2010.

Durante o evento houve apresentação de palestras sobre as tecnologias mais utilizadas na cultura do morango, amora-preta, mirtilo, framboesa e frutas nativas (jabuticaba, butiá, entre outras). Também foram realizados debates sobre as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento sustentável das culturas e oportunidades de mercado.

Em 2012, também no Rio Grande do Sul, foi realizado o VI Simpósio Nacional do Morango e o V Encontro Sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul. Mantendo a tradição e a bianualidade, o evento ocorreu de 14 a 16 de agosto de 2012. Os números do Evento foram similares aos anteriores

Na oportunidade, representantes mineiros apresentaram a proposta para a realização da VII Edição do evento no Sul de Minas Gerais, em 2014. Uma proposta arrojada que além do objetivo central, destina-se a promoção da nacionalização das discussões sobre a cultura do morangueiro e também marcará a importância da cultura no sul de Minas Gerais.

Realização:

Smiley face

Apoio:

Smiley face
2015 - IFSULDEMINAS | igor.luciano@hotmail.com.br